Para mercado, 20 bi de euros pela TIM é improvável


Analistas de mercado são cético em relação a uma possível oferta de 20 bilhões de euros pela TIM. O valor é considerado muito alto. O mais recente rumor sobre o interesse na compra da operação brasileira da Telecom Itália surgiu no sábado, com a publicação de reportagem da Folha de S. Paulo, que afirma que Naguib Sawiris estaria preparando uma oferta pela companhia, junto com demais investidores por esse valor. 

O Bank of America Merrill Lynch (BofA), em relatório, foi ponderado e não descartou a possibilidade de um acordo entre Sawiris e a Telecom Itália, mas avalia como mais provável a venda da TIM para um dos grupos que já atua no país, já que haveria ganhos de sinergia. Mas, afirmou: “achamos 20 bilhões de euros [um valor] muito alto até para as empresas que têm presença no Brasil”.

Para outro analista, que prefere não ser citado por acreditar que tais informações são apenas especulações, o valor de 20 bilhões de euros é “mirabolante”.

Sawiris, da Orascom, é um velho conhecido do mercado de telecom. Há vários anos, o investidor tentou entrar no mercado brasileiro com uma oferta, mal-sucedida, pela Brasil Telecom, depois comprada pela Oi, em 2008. Em novembro de 2012, o investidor tentou comprar ações da Telecom Itália, também sem sucesso.

Anterior Celulares novos crescem 3,55% em 2013, menos da metade que no ano anterior.
Próximos Telefônica apresenta incentivos para criação de ecossistema M2M na Campus Party