Para Intel, há espaço tanto para 3G quanto para WiMAX.


A tecnologia WiMAX não vai substituir a 3G, pelo contrário, as duas tecnologias vão "coexistir", disse hoje Greg Welch, diretor do grupo de mobilidade da Intel para Américas, que participa do WiMAX Fórum, no Rio de Janeiro. "O 3G foi feito prioritariamente para a transmissão de voz e o WiMAX desenhada para a transmissão de …

A tecnologia WiMAX não vai substituir a 3G, pelo contrário, as duas tecnologias vão "coexistir", disse hoje Greg Welch, diretor do grupo de mobilidade da Intel para Américas, que participa do WiMAX Fórum, no Rio de Janeiro. "O 3G foi feito prioritariamente para a transmissão de voz e o WiMAX desenhada para a transmissão de dados", comentou o executivo, esclarecendo que "isso não significa que voz vai desaparecer". Deu como exemplo a Europa, onde a demanda por 3G tem crescido muito, o que está causando uma pressão muito grande na rede. "Nesse caso, o WiMAX seria ideal, mas são os provedores de serviço que vão decidir qual a tecnologia mais efetiva quando se pensa em custo-benefício para satisfazer a necessidade do consumidor".

Na visão de Welch, o WiMAX já é uma realidade. "É só uma questão de tempo", observou, dando como exemplo a tecnologia sem fio. "Hoje em dia não é possível mais imaginar o notebook sem wireless, mas isso demorou dez a 12 anos para se tornar uma realidade", disse. Já com o WiMAX, ele acredita que "vai se tornar realidade num tempo mais curto"; no caso dos Estados Unidos, em menos de cinco anos.
Greg Welch comentou que, nos Estados Unidos, os fabricantes de computadores Asus, Acer, Lenovo e Toshiba já estão produzindo notebooks com chipset WiMAX. No futuro, Dell, Samsung, Sony e Panasonic também vão fabricar computadores com WiMAX. Esses equipamentos são para a faixa de freqüência de 2,5 GHz. Para o final de 2009, ele prevê computadores para faixa de 3,5 GHz.

* A jornalista viajou a convite da Alcatel-Lucent

 

Anterior BrT lança WiMAX comercial no início de 2009
Próximos 3Com cresce 19% no primeiro semestre fiscal de 2009