País conta com 5.084 telecentros cadastrados


O Brasil conta atualmente com 5.084 telecentros cadastrados em todos os estados do pais, mas a maioria se concentra na região sudeste do país. Somente no estado de São Paulo existem 1134, sendo 384 na capital; no Amapá não passam de 48 e em Alagoas, 34. As informações são do Observatório Nacional de Inclusão Digital …

O Brasil conta atualmente com 5.084 telecentros cadastrados em todos os estados do pais, mas a maioria se concentra na região sudeste do país. Somente no estado de São Paulo existem 1134, sendo 384 na capital; no Amapá não passam de 48 e em Alagoas, 34. As informações são do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid), uma iniciativa do governo federal em conjunto com a sociedade civil organizada que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil.

Segundo assessora de inclusão digital da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Cristina Kiki Mori, as informações sobre a localização dos telecentros, além de ser uma importante ferramenta para os gestores de políticas públicas e iniciativas nessa temática, servem para identificar as redes existentes e articular a criação de novas. Ela acredita, porém, que esse número ainda não representa a realidade e que há mais unidades de inclusão em funcionamento e que não foram cadastrada.

Os mapas de localização dos telecentros foram apresentados hoje durante o Consegi 2008 (Congresso Internacional Sociedade e Governo), que está sendo realizado em Brasília. Segundo Cristina Mori,a maioria dos telecentros ainda são promovidos pelo governo ou entidades de fomento (70%), mas já há uma forte presença da iniciava privada (30%).

Cristina Mori é membro do Comitê Técnico de Inclusão Digital,um dos oito comitês técnicos criados no âmbito do Comitê Executivo de Governo Eletrônico para debater aspectos e propostas relacionados à questão. Ela disse que entre as funções do comitê é a construção de indicadores e avaliaçã permanente das unidades. A expectativa do governo é de que esse número cresça rapidamente, com a instalação dos telecentros do Ministério das Comunicações, que prevê mais 5.500 em 12 meses.

Todas as informações sobre os telecentros podem ser obtidas na página do Observatório na internet (www.onid.gov.br)

Anterior Máquina do governo federal adota padrão aberto de documentos
Próximos Funcionários do Serpro param por 24 horas