País chega a maio com 156 milhões de acessos em banda larga, sendo 132,6 milhões de conexões móveis.


Os acessos em banda larga no Brasil chegaram a 156 milhões em maio, o que representou um crescimento de 51% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), divulgado nesta sexta-feira (27), nos últimos doze meses, 53 milhões de novos acessos foram ativados, com destaque para o crescimento das conexões móveis.

De acordo com o levantamento, a banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando a maio a 132,6 milhões de conexões, com 62% de crescimento em relação a maio de 2013. Na banda larga móvel, 116,8 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,8 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

Na banda larga fixa, os acessos somaram 23,3 milhões em maio. Desse total, 2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 9% no período. A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 304 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.713 municípios, onde moram 92% dos brasileiros.

A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com 2,8 milhões de acessos. As prestadoras cumpriram em maio a meta de atender com 4G as 45 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. Essa meta, que consta das obrigações do edital, ampliou significativamente a oferta dos serviços, já que o 4G está instalado em 113 cidades, que concentram 38% da população brasileira.(Com assessoria de imprensa)

Anterior Prazo para projetos de redes sem imposto acaba segunda. Teles tentam prorrogar no Congresso.
Próximos Site do governo vai estimular acordo entre empresas e consumidores