Marcelo Pagotti deixou a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento. Para seu lugar foi nomeado interinamente Gleisson Cardoso Rubin, que ocupava a Secretaria de Gestão.

Já Luis Felipe Salim Monteiro, que ocupava o Departamento de Modernização da Gestão Pública (Inova) do mesmo ministério, foi nomeado como secretário adjunto da Setic.

Pagotti deixa a Setic em meio a um processo de licitação de nuvem para o governo, capaz de atender todos os órgãos. Também foi responsável por várias inovações na área de governo digital, como a digitalização, por biometria, do passaporte, a adoção da carteira de motorista pelo celular, o certificado digital de animais para viagens internacionais.

O ex-secretário também estava preparando uma licitação na área de telecomunicações para acabar com o pagamento por tipo de ligação pelo celular (local, VC1; longa distância interestadual VC2; e longa distância nacional VC3). “[o sistema] está ultrapassado. Fica até mais caro para as teles para manter o sistema antigo do que migrar para um pacote de dados”, disse Pagotti em recente entrevista ao Tele.Síntese.