Padtec vai iluminar rotas da Sumicity no Sudeste


A fabricante de equipamentos ópticos Padtec será a responsável por iluminar a rede DWDM da Sumicity no Sudeste. A empresa vai fornecer novos transponders duais de 100 Gbps para a operadora fluminense. A implementação dos mecanismos será feita ao longo deste semestre.

Conforme as empresas, a intenção da Sumicity é iluminar a rede DWDM existente e novos trechos. Ao todo, serão 3,5 mil Km de fibra acendida pelos transponders da Padtec.

A operadora concentra a maior parte de sua rede no Rio de Janeiro, onde tem instalados 2 mil Km de fibra. Fábio Abreu, CEO da Sumicity, diz que a primeira rede DWDM de alta capacidade do interior do Rio de Janeiro foi construída pela operadora, no ano passado.

“Foram mais de 200 quilômetros de redes ópticas iluminadas, no total, para conectar o interior à capital carioca, com taxas de transmissão de 100 Gbps”, lembra o executivo.

Por trás do aumento da capacidade está o interesse estratégico em crescer no mercado de TV por assinatura. “Um dos motivos do investimento na expansão do nosso backbone é para que possamos levar a Sumicity Play, nossa IPTV HD (TV através da fibra óptica), para todas as cidades incluídas em nosso projeto de expansão, além das 27 cidades em que o Sumicity Play já está presente”, explica.

No caso, a operadora vai usar os transponders LightPad i6400G da Padtec. Para monitorar e gerenciar em tempo real o tráfego de dados nas novas rotas, a Sumicity usará também a plataforma de gerência lançada recentemente pela Padtec, totalmente baseada em nuvem. A rede da Sumicity alcança 90 municípios dos estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais e chegará ao Espírito Santo ainda esse ano. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Cresce lucro operacional da Alphabet no 4º tri
Próximos Viasat contesta PGR e diz que parceria com Telebras é legal