mapa rede dwdm wirelink padtecA Wirelink, provedora de serviços de telecomunicações, contratou a Padtec para expandir sua rede de fibra óptica. Pelo acordo, a fornecedora vai instalar infraestrutura DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Pernambuco, num total de 2,6 mil km.

As novas redes serão interligadas a outras da Wirelink na região e ao anel óptico do Consórcio BWM (formado pela empresa e por outros dois provedores), responsável por iluminar e operar um par de fibras que percorre o Cinturão Digital do Ceará, de cerca de 3 mil km de extensão.

“Ao todo, são cerca de 100 Gbps de capacidade de transporte DWDM adicionada ao backbone óptico da Wirelink. Toda essa capacidade estará à disposição tanto para os usuários finais quanto para os grandes clientes corporativos que atendemos, como OTTs. Além disso, já estamos planejando novos enlaces para este ano”, afirma Adriano Câmara Marques, diretor da Wirelink Telecom.

A expansão do backbone óptico da Wirelink inclui transponders e amplificadores ópticos para iluminar três novas rotas, com terminações nas capitais São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). As novas ramificações estendem o transporte de dados, para alcançar mais cidades com conexões multigigabit. A integração dos novos enlaces ao Cinturão Digital resulta em anéis secundários, com possibilidades de redundância para os canais ópticos. (Com assessoria de imprensa)