Padtec agora pode levantar capital na bolsa


Ideiasnet conclui integralização das ações da fabricante e, com isso, passa a ser controlada pelo CPQD. Padtec espera levantar dinheiro com venda de novas ações até o final de 2021 para aportes em pesquisa e expansão a novos mercados.

Um operação financeira envolvendo a Ideiasnet, o CPQD e o BNDESPar permitirá que a Padtec passe a contar a partir de amanhã, 2, com a bolsa de valores para levantar capital.

Acionista minoritária da fabricante, a Ideiasnet é negociada na B3 e concluiu a incorporação das ações da Padtec. Como CPQD e BNDESPar eram os principais sócios da Padtec, passaram a ser sócios da Ideiasnet.

PUBLICIDADE

Não houve mudança alguma de controle.  A nova Ideiasnet passa a ter 55,49% das ações nas mãos do CPQD, que já controlava a Padtec com fatia de 44%. O BNDESPar, braço de investimento do banco estatal, ficou com 23,29% das ações – tinha 20%. Os antigos sócios da Ideiasnet, que tinha 30%, concordaram com a integralização e com a proporção resultante de 21,22%.

Nascida como um fundo especializado em tecnologia, a Ideiasnet passou os últimos dois anos vendendo ativos, permanecendo apenas com a participação minoritária na Padtec.

Follow on

Na prática, a operação transforma a Ideiasnet em Padtec. “A Ideiasnet deixa de ter estrutura, dando lugar à da Padtec. Os dados de registro e endereço, hoje localizados no Rio de Janeiro, serão transferidos para Campinas”, contou ao Tele.Síntese Renato Jordão da Silva, diretor financeiro (CFO) da Padtec.

Segundo ele, a estrutura da Padtec será toda preservada. A direção da fabricante é formada por Manuel Andrade (CEO), Jordão, Argemiro Sousa (Diretor de Negócios) e Roberto Nakamura (Diretor de Tecnologia). Eles passam a comandar a nova Ideiasnet.

A empresa vai convocar, nos próximos 30 dias, uma assembleia geral extraordinária para decidir, entre outras coisas, os nomes de quem vai ter assento no conselho de administração, o presidente da empresa, e até a mudança da denominação Ideiasnet na B3 para Padtec.

Quanto à possibilidade de obtenção de capital com a emissão de novas ações, Jordão explica que esse é o plano que motivou a operação. “Com isso seremos uma empresa listada a partir de amanhã. Nosso objetivo é fazer o follow on até o final do ano que vem”, afirmou.

Segundo ele, o momento atual de pandemia, embora venha mostrando a resiliência do setor de infraestrutura de telecomunicações, não está propício à obtenção de dinheiro novo. O capital obtido com a futura oferta na B3 será usado para financiar pesquisas em DWDM, transmissão e amplificação. Também irá para a compra de empresas na América Latina e nos Estados Unidos, a fim de acelerar a expansão da Padtec para novos mercados.

Anterior Prazo para cadastramentos das estações acaba em agosto
Próximos Anatel atualiza tabela de limite de frequências no SMP após fusão entre Claro e Nextel