Padronização Linux para celulares


O Linux Phone Standard (LIPS) Fórum, que reúne, entre outras empresas, a PalmSource e a Orange (operadora celular da France Télécom), devem anunciar, brevemente, uma iniciativa para padronizar partes do sistema operacional Linux para telefones celulares. A idéia do Fórum é padronizar interfaces Linux, de forma que o software não precise ser adaptado a cada …

O Linux Phone Standard (LIPS) Fórum, que reúne, entre outras empresas, a PalmSource e a Orange (operadora celular da France Télécom), devem anunciar, brevemente, uma iniciativa para padronizar partes do sistema operacional Linux para telefones celulares.

A idéia do Fórum é padronizar interfaces Linux, de forma que o software não precise ser adaptado a cada variação do sistema para rodar em diferentes modelos de aparelhos celulares. De acordo com integrantes do LIPS, há necessidade de uma alternativa à Microsoft e ao Symbian.

A opção seria uma plataforma Linux padrão que possibilitaria tornar os terminais mais rápidos, com custos mais baixos e grande interoperabilidade.
A previsão é que, ainda no primeiro trimestre de 2006, cheguem ao mercado versões do software para aparelhos mais simples.

Não será fácil o Linux conquistar espaço no mercado celular. A PalmSource licenciou seu sistema operacional (PalmOS) para a Palm, fabricante de equipamentos, e começou a caminhar em direção ao Linux, comprando a China MobileSoft. De seu lado, a japonesa Access está comprando a PalmSource, enquanto a Palm está indo em outra direção, incorporando produtos baseados em Windows.

(Redação com agências internacionais)

Anterior Tecnologia Sybase para smartphones
Próximos Fabiana Coelho na Nortel AL