Organização do Facebook diz que eficiência da internet pode crescer 100 vezes em cinco anos


A recém criada Internet.org, que congrega empresas de tecnologia como Facebook e Ericsson para tornar o acesso aos serviços digitais móveis possível para mais 5 bilhões de pessoas, publicou nesta segunda-feira (16) um relatório em que estima que o preço do acesso é 100 vezes superior ao que tornaria seu objetivo economicamente viável. No entanto, a entidade aponta que com um esforço coletivo é possível aumentar a eficiência do trafego de dados em 100 vezes em um período de cinco a dez anos. 

O esforço estaria concentrado em duas áreas: reduzir os custos subjacentes de entrega de dados e diminuir o volume de dados necessário para um aplicativo. Segundo a Internet.org, se a indústria fizer uma mehoria de 10 vezes em cada uma dessas áreas, será “economicamente razoável” oferecer serviços básicos gratuitos aos que não podem pagar pelo acesso. 

Entre as iniciativas tratadas no documento para alcançar esse objetivo, a Internet.org indica o uso de Hip Hop para PHP. “O uso do Hip Hop Virtual Machine nos permite usar 500% mais dados no mesmo número de servidores”, afirma a entidade no White Paper. Além disso, a companhia discute os ganhos de eficiência obtidos no próprio data center no projeto Open Computer e com renderização de imagem de aplicativos.

Acesso o relatório da Internet.org, que conta também com artigos da Qualcomm e Ericsson sobre iniciativas para ampliar o acesso à internet móvel. (Da redação) 

 

Anterior ZTE vai lançar nova solução de videoconferência no RU
Próximos MCTI discorda de MiniCom sobre mudanças no Marco Civil e não quer Anatel regulando o setor