Oracle anuncia acordo para comprar Tekelec, empresa de software de controle de redes


A Oracle anunciou nesta segunda-feira (25) que chegou a um acordo para adquirir a Tekelec – provedora de soluções de sinalização de rede, controle de políticas e gestão de dados de assinantes para redes de comunicações. Este é mais um passo da Oracle para se fortalecer no mercado de controle e gerenciamento de redes de telecomunicações. Os termos do acordo não foram divulgados.

Em fevereiro, a Oracle anunciou a compra da Acme Packet, fornecedora de soluções para a distribuição de aplicativos e serviços unificados de comunicações de voz e dados em redes IP, por US$ 1,7 bilhões. A empresa está, por exemplo, entre as fornecedoras de tecnologia da Telefónica Alemanha para seu teste de chamada de voz em LTE.

Para a analista da Ovum, Dana Cooperson, a movimentação da Oracle demonstra a importância da convergência entre telecomunicações e tecnologia da informação no setor. “Os softwares estão cada vez mais importantes quando se fala em fornecimento de soluções para capacidade de rede”, aponta Dana.

A acirrada competição no mercado de fornecedores de soluções e equipamentos de telecomunicações, juntamente com a dificuldade enfrentada pelas companhias em um mercado que ainda não se recuperou de uma crise financeira nos Estados Unidos e Europa, deve estimular novas aquisições de empresas de TI por companhias que atuam em telecom.

“Recursos de TI estão cada vez mais sendo absorvidos pelas redes de telecomunicações e fornecedores sem forte presença em software e TI podem perder espaço, ou serem comprados. Enquanto as grandes fusões são difíceis de absorver, a compra da Oracle é um começo. Novas movimentações entre empresas de telecom IT devem ocorrer”, escreveu Watt Walker, analista da Ovum, em estudo sobre os fornecedores de infraestrutura para redes.

Em dezembro, a Cisco anunciou a compra da Cariden Technologies, fornecedora de soluções design de rede, planejamento e gestão de tráfego para os prestadores de serviços de telecomunicações, por US$ 141 milhões. Com a aquisição, a Cisco passou a atuar em planejamento e gestão de tráfego. Antes, em novembro, a Cisco comprou a startup Meraki, para fortalecer sua oferta de infraestrutura via cloud, de forma a atingir empresas de pequeno e médio porte. (Da redação)

Anterior Telebrasil vê queda de 18% no preço médio do minuto do celular em 2012
Próximos Senacom informa situação de investimentos nos planos de expansão de telefonia