Operadoras vão pagar pesquisa da Anatel de satisfação do usuário


O conselho diretor da Anatel aprovou hoje ,9, o Regulamento para Aferir o Grau de Satisfação e Qualidade Percebida dos Usuários dos quatro principais serviços de Telecom: celular, banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa.

Conforme o regulamento aprovado, a pesquisa deverá seguir o manual de procedimentos – que vai indicar como a pesquisa deverá ser feita – que está em consulta pública, que termina amanhã, 10.  Mas a conta será paga pelas operadoras de telecomunicações desses quatro segmentos. A empresa a ser contratada para fazer a pesquisa de opinião deverá ser escolhida  mediante o procedimento conhecido como RFP (request for proposal) ,quando se seleciona no mercado a empresa de pesquisa de opinião a ser contratada pelas operadoras.

A expectativa da Anatel é fazer a pesquisa ainda este ano. Para o presidente da Anatel, João Rezende, este regulamento unifica vários indicadores de diferentes serviços e melhorou os critérios a serem apurado, além de assegurar, a partir de agora, a periodicidade da pesquisa dentro da agenda regulatória da Anatel. “É um passo importante para acompanhar a visão do usuário sobre os serviços prestados”.

Conforme Marcelo Bechara, relator do regulamento, a pesquisa junto aos consumidores empresariais ainda terá que passar por uma avaliação de como será realizada. A princípio, a Anatel vai ouvir primeiro a opinião dos usuários finais, pessoas físicas.

Segundo o conselheiro Igor de Freitas, o intervalo de confiança da pesquisa exigido será de 95% com margem de erro de 5% .

Anterior Facebook muda o News Feed
Próximos Anatel adia decisão sobre mudança de controle da NII Holding, dona da Nextel