Operadoras querem mensagem curta na caixa postal do celular


No que depender das operadoras, a mensagem que encaminha a chamada recebida no celular para a caixa postal será curta e objetiva: “deixe seu recado na caixa postal”. Desde maio, a nova mensagem está em teste nos aparelhos móveis. Ela substituiu a frase anterior que dizia “sua chamada está sendo encaminhada para a caixa de …

No que depender das operadoras, a mensagem que encaminha a chamada recebida no celular para a caixa postal será curta e objetiva: “deixe seu recado na caixa postal”. Desde maio, a nova mensagem está em teste nos aparelhos móveis. Ela substituiu a frase anterior que dizia “sua chamada está sendo encaminhada para a caixa de mensagens e estará sujeita à cobrança após o sinal”.

A frase que está sendo testada foi escolhida a partir de uma pesquisa qualitativa realizada,a pedido da Acel (Associação Nacional das Operadoras Celulares) pelo Ibope em cinco regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife e Porto Alegre).

O Ibope ouviu dez grupos de discussão compostos por homens e mulheres entre 25 e 40 anos das classes AB e CD. A avaliação foi de que a frase antiga, além de ser longa, não esclarecia o que, quando ou quanto seria cobrado. Foram testados cinco diferentes textos de mensagens (3 delas em 2 versões) para se aferir qual delas tinha melhor entendimento por parte do usuário.
Mais prazo

A Anatel concedeu 90 dias para que as empresas testassem a nova mensagem e o prazo se encerra na próxima terça-feira. 15. A partir dessa data, em tese, a mensagem antiga teria que voltar a ser utilizada. A Acel, entretanto, afirma precisar de mais 60 dias de prazo para que o Ibope possa realizar a segunda etapa da pesquisa: verificar o que os usuários acharam da nova mensagem. O prazo adicional precisa ser concedido pela Anatel, com quem representantes da Acel e do Ibope se reúnem hoje para tratar do tema. A expectativa da associação é de que o órgão regulador dê mais tempo para a conclusão da pesquisa.

Finalizada a segunda etapa da pesquisa, o Ibope fará um relatório apontando se há preferência pela frase antiga ou pela atual, mais curta e objetiva. Caso vença a nova mensagem proposta, a Acel enviará a análise a agência para que ela estude eventuais alterações na regulamentação que trata do encaminhamento das chamadas para a caixa postal.

Segundo o presidente do conselho da Acel, Mario Cesar Pereira de Araujo, também presidente da TIM, as operadoras decidiram testar novas mensagens de voz a partir de uma demanda dos próprios usuários. As reclamações apontaram que a mensagem, além de ser longa, gerava um entendimento dúbio nos clientes.

Muitos entendiam que somente ouvir a gravação já significava cobrança (a cobrança só é feita após a mensagem ) e de que haveria o pagamento de uma taxa extra pela postagem do recado. A frase que está sendo testada não implica em mudança nas regras para o uso do serviço: a pessoa que liga tem até três segundos após o início da saudação pessoal do destinatário para encerrar a ligação sem que haja cobrança.

Anterior Novo diretor na Sercomtel Celular
Próximos Anatel diz que Minicom quer harmonizar política com ações da agência