Operadoras GSM criam sua própria ferramenta de busca


Cansadas de perder receita de publicidade móvel para o Google e o Yahoo!, sete operadoras GSM somaram forças para criar sua própria ferramenta de busca: Cingular, Deutsche Telekom, France Telecom, Hutchison Whampoa, Telecom Italia, Telefonica e Vodafone. Esse consórcio espera ser bem sucedido onde outras tentativas, como a da Microsoft, fracassaram. Contudo, especialistas têm dúvidas …

Cansadas de perder receita de publicidade móvel para o Google e o Yahoo!, sete operadoras GSM somaram forças para criar sua própria ferramenta de busca: Cingular, Deutsche Telekom, France Telecom, Hutchison Whampoa, Telecom Italia, Telefonica e Vodafone. Esse consórcio espera ser bem sucedido onde outras tentativas, como a da Microsoft, fracassaram.

Contudo, especialistas têm dúvidas se a iniciativa das operadoras chegará a bom termo, dado o fato de que sua abordagem de conteúdo é fechada (“walled garden”, jardim cercado). Some-se a isso o fato de que o grupo é formado por sete empresas diferentes, e não está claro se elas vão desenvolver uma ferramenta para cada marca, ou se vão criar uma  clearinghouse para publicidade que poderá ser acessada pelos serviços de busca para chegar aos assinantes.

Outra questão que levantam é como serão tratados os acordos com fabricantes. Por exemplo, muitos fornecedores de dispositivos pré-instalam serviços Google ou Yahoo! nos terminais que vendem. E se perguntam, também, se uma ferramenta de busca das próprias operadoras é, de fato, necessário.

Uma coisa, porém, é certa: as operadoras precisam da receita gerada por publicidade: seus lucros vêem encolhendo devido às perdas de receita de voz, sobretudo face à competição de provedores VoIP. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior UIT e GSMA fecham acordo
Próximos Finep libera R$ 981 mil para rede de incubadoras