Operadora dos EUA atinge velocidade de gigabit no 4G


abstrata-internet-app-velocidade-persectivaA operadora móvel norte-americana Verizon, junto com as fabricantes Ericsson e Qualcomm, conseguiram um feito importante para a quarta geração de telefonia móvel (4G). Declararam nesta segunda-feira que ultrapassaram a marca do gigabit por segundo de velocidade em uma conexão celular LTE, no laboratório.

A velocidade de download obtida, exatamente, foi de 1,07 Gbps. Para chegar a este patamar, usaram um modem X20 LTE, que integrará futuras plataformas Snapdragon, da Qualcomm. A plataforma Snapdragon equipa smartphones intermediários, premium, super premium. Com isso, o modem se enquadra na Categoria 18 de velocidades LTE.

Há, no entanto, uma grande diferença entre o que se consegue em laboratório e na vida real. A velocidade de 1 Gbps em smartphones já é teoricamente atingível. O smartphone Galaxy S8 traz um modem X16, que nominalmente poderia alcançar tal limite. Em laboratório, atingiu velocidades acima de 900 Mbps. E na prática, depende da liberação de mais espectro, da proximidade a antenas e de baixa interferência para chegar à marca rotineiramente.

O teste

Além do chipset da Qualcomm, as empresas usaram a tecnologia LAA (License Assisted Access), da Ericsson. A LAA usa espectro não licenciado, como o WiFi, para agregar portadoras. Portadoras são as faixas de frequências usadas para transmitir dados ao celular. Com isso, as empresas reproduziram em laboratório uma faixa de 20 MHz FDD.

No laboratório, os pesquisadores iniciaram uma transmissão de 12 fluxos de conteúdo, entre três células móveis. Cada portadora usada – ao todo eram três – tinha ainda tecnologia MIMO 4×4 e 256 QAM de modulação. Com isso, conseguiam despejar grandes quantidades de dados de uma mesma vez na rede.

O teste foi feito em instalações da Verizon. E sua divulgação tem um destino certo: a T-Mobile, que recentemente começou a usar o espectro de 600 MHz para agregar portadoras e aumentar a velocidade de seu LTE. Foi a T-Mobile quem atingiu velocidades de 900 Mbps com o S8, citado acima.

Com os resultados do teste anunciados hoje, a Verizon sinaliza que em breve será capaz de entregar a mesma velocidade, em pouco tempo.

Anterior Eutelsat vai distribuir o sinal da TV Atalaia no Sergipe
Próximos MCTIC lança consulta pública de nova política de telecom em quinze dias

2 Comments

  1. MARCOS
    22 de agosto de 2017

    PARABÉNS TIM PELO SERVIÇO PRESTADO AQUIM EM MACEIÓ CORBERTURA 4G EM TODAS AS ÁREAS.

  2. Carlos
    22 de agosto de 2017

    Acredito que no Brasil ja foi atingido a marca de 1Gbps em laboratório.
    Se não me enganho na TIM.