Oneweb inaugura fábrica para produção em massa de satélites LEO


A Oneweb, uma das diversas empresas que apostam no futuro mercado de conectividade através de satélites de baixa órbita, anunciou hoje, 22, a abertura da sua fábrica. Com planta própria, a empresa pretende acelerar a produção de artefatos. A empresa planeja uma constelação com 1.980 satélites, sendo 650 deles lançados ao espaço até 2020, quando a empresa pretende iniciar a oferta de serviços.

A fábrica construída é fruto de uma joint venture com a fabricante de aeronaves Airbus. As empresas afirmam que esta é a primeira do mundo a aplicar métodos de linha de produção a satélites. Até então, estes objetos espaciais eram construídos um a um, de forma customizada e sob demanda.

No caso, a empresa espera fabricar dois satélites por dia, gastando 1/50 do custo habitual de um satélite LEO comum, graças à existência de duas linhas de montagem na unidade fabril. A fábrica fica na Flórida (EUA), e deve ter 250 funcionários diretos.

Os satélites feitos ali terão massa de 150 Kg, massa de carga de 60 Kg, propulsão elétrica e vida útil de cinco a sete anos. Após lançados, ficarão a altitudes de 500 Km a 1,2 mil km. O investimento feito foi de US$ 85 milhões, segundo o governo da Flórida.

Anterior RFS desenvolve camuflagem para antenas 4,5G compartilhadas
Próximos "Anatel ainda não calculou o preço do leilão da 5G", afirma seu presidente

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *