OneWeb dá início a lançamentos em série de satélites


A operadora de satélites OneWeb anunciou hoje, 28, o lançamento bem-sucedido dos seus seis primeiros satélites a bordo de um veículo de lançamento da Soyuz, da Arianespace, no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

A decolagem ocorreu ontem, às 21h37. Os seis satélites da OneWeb separaram-se do foguete em dois lotes. Todos tiveram a aquisição de sinal confirmada.

A operadora prevê colocar até 650 no espaço até 2020 graças a um programa mensal de lançamento que poderá pôr em órbita 36 satélites por vez. O acontecimento marca o início da maior campanha de lançamento de satélites da história. A Arianespace será responsável por mais 20 lançamentos, com até 36 satélites em cada viagem. Os satélites estão sendo fabricados pela OneWeb Satellites, uma joint venture entre a OneWeb e a Airbus Defence and Space.

A meta da Oneweb é ter uma constelação funcional para demonstrações a clientes já em 2020 e fornecer cobertura comercial global completa até 2021.

Os satélites ficarão em média e baixa órbita (MEO e LEO). Os modelos colocados ontem no espaço são todos de baixa órbita. Os satélites se comunicarão com a Terra por meio das bandas de espectro Ka e Ku. A banda Ka será utilizada para a comunicação entre os satélites e a rede terrestre.

A banda Ku, por sua vez, será utilizada para a comunicação entre os satélites e os terminais de usuários que fornecerão conectividade à Internet aos consumidores.

Pelo modelo de negócios, a OneWeb vai prestar serviços indiretamente, por meio de parceiros revendedores, ou diretamente ao cliente final, no caso de companhias aéreas ou operadoras de embarcações. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Os dados não são neutros. Quem vai cuidar de sua ética?
Próximos Indústria móvel representará 5,2% do no PIB da América Latina em 2022

1 Comment

  1. Fabiano
    1 de Março de 2019

    Cader satélite brasileiro ??