On Telecom anuncia fechamento de operação no país


logo-ontelecomQuatro anos após iniciar a operação de banda larga fixa na região de Campinas (SP), pela cidade de Itatiba, a On Telecom está anunciando aos seus clientes que vai suspender a oferta do serviço a partir do dia 20 de abril. O que prometia ser um negócio vitorioso, que atraiu como investidores George Soros e a Internacional Finance Corporation, membro do Banco Mundial, começou a fazer água já em 2016.

Segundo informações de mercado, o modelo de negócios montado por Fares Nassar, o executivo à frente da On Telecom, não conseguiu se viabilizar. Embora tenha conquistado uma base de 60 mil assinantes na região de Campinas, onde está a sua sede, a operadora, baseada em uma estrutura de empresa média, enfrentou graves problemas de inadimplência. No ano passado, Nassar tentou vender o negócio ou buscar parcerias. Entre as empresas procuradas, estariam a Movittel, da operadora +AD (MVNO da Vivo) e a EUTV (MVNO da TIM). Mas as negociações não evoluíram.

Não foi possível contatar a direção da empresa, pois seu perfil nas mídias sociais está desativado e não houve resposta ao e-mail encaminhado. O atendimento ao consumidor informa que a empresa está se retirando do mercado.

A On Telecom montou sua operação com rede LTE de quarta geração. No lançamento, Nasser observou que o principal entrave para o investimento era o alto custo do megabit do backbone. No caso do compartilhamento das antenas de celular, ele afirmou que a terceirização da infraestrutura – feita pela Vivo e pela Oi – ampliou muito a oferta e os preços já eram competitivos com o cenário internacional.

A On Telecom tem como sócios Zaki Rakib, com 65,02%; o fundo Quantum Estrategic Partners Ltda., de George Soros; e a International Finance Corporation, com 13,43%. Esta composição societária foi aprovada pela Anatel em 2015, quando Soros reduziu participação e o sócio Rakib ampliou a sua.

Resta saber o que será feito da frequência que ocupa na faixa de 2,5 GHz.

Com Rafael Bucco

Anterior Telebras quer ampliar mandato de conselho de administração e encurtar o do presidente
Próximos Seja Digital teme ficar sem conversor de TV para distribuir no Nordeste

9 Comments

  1. Wendell Silva Ferreira
    28 de Março de 2017

    Que triste! Tive a oportunidade de fazer parte dessa empresa. Uma pena ver o final dessa cia. Um Business Plan mal executado colocou tudo a perder. No período que estiva lá como colaborador tenho total convicção de que contribui com o meu melhor, entregamos um crescimento de mais de 500% em receita e em clientes, falo do departamento de vendas corporativas, onde conquistamos muitas empresas com um produto inovador, de ótima qualidade e com uma equipe engajada e de alto padrão e excelência profissional. Grande abraços a todos que assim como eu, admiravam esta empresa e tinham prazer e fazer parte desse time!!

    • Fernando Nando Doberto
      29 de Março de 2017

      Plano de negócios mal executado? Bem que imaginei. Isso que dá ter socialista (George Soros) envolvido na administração. Desde quando esse pessoal sabe algo de empresas e capitalismo?

      • Guilherme Steffen
        23 de Abril de 2017

        Tadinho do Soros. Um mero socialista com fortuna de $25bi…não sabe fazer negócios.
        Tem uns vermes que não se enxergam, né? hahaha

  2. 30 de Março de 2017

    Nando doberto, perfeita reflexão ….

  3. Douglas Matos
    1 de Abril de 2017

    Era a única operadora que chegava com bom sinal onde moro com preço razoavelmente legal, volto a não ter internet novamente..

  4. marcela
    2 de Abril de 2017

    No momento não fui notificada ligo lá e os telefones não funciona nem uma notícia pra saber o que vai acontecer se o contrato que contratei vai cancelar sem ficar vindo cobrança.

  5. BRUNO CESAR DE JESUS SANTOS
    4 de Abril de 2017

    Vou ficar sem net onde morro não passa nenhuma

  6. 15 de Abril de 2017

    Como provedor de internet em Campinas agradeço a ON porque depois de uma experiência não muito boa, nossos clientes fidelizaram se ainda mais! Na ascensão da ON perdemos clientes, e depois com o tempo ( término da Lua de Mel ), os clientes voltaram todos!
    E mais!
    Vieram também os vizinhos!
    O que fico chateado é com os colaboradores que perderam seu emprego.

  7. Alessandra
    20 de Abril de 2017

    Puxa era aelhir Internet na cidade de Itatiba. Alguém poderia me indicar outra que seja tão boa para assinar?