Oi vê oportunidade de investimento em satélites


O diretor de Planejamento Executivo da Oi, João de Deus, disse nesta quarta-feira (14), no 4º Encontro Empresarial Brasil – União Européia, que o país tem vários desafios nos próximos anos no setor de telecomunicações visando a Copa do Mundo em 2014. O principal deles é o de triplicar os acessos à internet em banda larga e outro é aumentar a cobertura satelital. Ele considera que as oportunidades de negócios para atender a esses desafios são enormes e fazem do Brasil um mercado atrativo para qualquer país.

Para triplicar as conexões, João de Deus aponta necessidade de forte aplicação de recursos em redes de fibras óticas e o investimento em novas tecnologias, capazes de levar o acesso à internet em áreas dispersas, no campo e na Amazônia. Ele vê também oportunidades na produção de conteúdo audiovisual e eletrônica, ainda mais agora que a Anatel reduziu os limites para conceder licenças de TV a cabo e o novo marco regulatório do setor avança no Congresso Nacional.

João de Deus aposta ainda em investimentos em satélites, ainda mais depois que o Ministério das Comunicações divulgou sua intenção de ampliar a compra de conexões para 107 mil pontos, a maioria deles para as 75 mil escolas públicas instaladas nas áreas rurais. “Mesmo que seja liberada a faixa de 450 MHz para atender a zona rural, será necessário lançamento de mais cinco satélites nos próximos quatro anos, além dos nove existentes”, disse.

Anterior TIM diz que já oferece acesso à internet mais barato que lan houses
Próximos Câmara abre consulta pública sobre projeto das lan houses