Oi e TIM entregam hoje à Anatel proposta de compartilhamento


De acordo com Mario Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios da TIM, entre hoje e amanhã TIM e Oi entregam à Anatel a proposta para compartilhamento da rede 4G. A proposta detalha três pontos, sobre os quais a agência pediu maior precisão e esclarecimentos: responsabilidade em relação ao usuário, expansão da rede e resolução de conflitos.

“Cada operadora é responsável frente ao usuário. A responsabilidade não se terceiriza até porque continuarão existindo duas empresas, cada qual com seus clientes”, explicou ele, informando que a expansão da rede poderá ser feita por uma das empresas independentemente do acordo de compartilhamento. Além dessa flexidade, o contrato traz um capítulo sobre a resolução de conflitos.

O acordo entre as duas operadoras envolve o compartilhamento de torres (estrutura passiva), mas não contempla o compartilhamento de espectro, este um tema muito mais complexo na opinião de João Rezende, presidente da Anatel. “Apesar da complexidade, a agência vai ter que estudar esta questão”, disse.

Anterior Rezende reclama da morosidade na definição de regras para compartilhamento de infraestrutura
Próximos TelComp cobra implementação da EILD como ‘ensaio’ do PGMC