Oi espera concluir venda da PT Portugal ainda neste semestre


Negócio depende de aprovações de reguladores portugueses. Brasileira volta a ressaltar que dinheiro reduzirá alavancagem e permitirá participação na consolidação do mercado nacional de telecom.

A Oi divulgou comunicado em que prevê concluir até o final de junho a venda dos ativos da operadora PT Portugal à Altice por 7,4 bilhões de euros. O negócio foi aprovado hoje (22) pela assembleia geral de acionistas da PT SGPS, sócia da Oi. A concessionária brasileira ressalta, porém, que o processo de venda será agora submetido a aprovação dos órgãos reguladores portugueses, seguindo depois para o fechamento e liquidação financeira.

Diz ainda que considera acertada a decisão dos acionistas presentes à assembleia geral da PT SGPS. “A Oi entende que esta decisão é a que gera mais valor para todos os acionistas. Com a venda, a PT Portugal fica mais forte para atuar em Portugal e a Oi fica mais forte para operar no Brasil, com redução das respectivas alavancagens”, afirma.

Para a operadora nacional, o processo de venda “representa também a perspectiva concreta de a companhia ter participação importante no processo de consolidação do mercado de telecomunicações brasileiro”. A operadora afirma, no entanto, que o valor pago pela Altice ficará em caixa. A empresa ainda não decidiu se usará os recursos no processo de consolidação do setor ou na redução de sua dívida.

A Oi afirmou também que poderá continuar com o processo de transformação operacional da companhia. O processo prevê redução e controle de custos, correção do balanço patrimonial através de novas vendas de ativos, migração para o Novo Mercado da BMF/Bovespa.

Anterior Acionistas aprovam venda da PT Portugal
Próximos Amazon decreta o fim de sua carteira digital