Oi e Isabel dos Santos em nova disputa na África

A concessionária brasileira está reagindo à proposta que teria sido feita a sua revelia, de compra de uma parte do banco angolano por sua subsidiária de telecomunicações.

A concessionária brasileira Oi e uma de suas sócias em Angola, a bilionária Isabel dos Santos (filha do presidente angolano) travam uma nova disputa em solo africano, conforme o noticiário português. Dessa vez, trata-se da oferta de compra de 10% do banco de angola, o BFA (Banco de Fomento de Angola), que teria sido feita pela Unitel, a operadora de telecomunicações angolana.

Esta oferta, informa a imprensa portuguesa, teria sido feita ao BPI, o banco português que precisa vender ativos na África por determinação da agência reguladora europeia. A Unitel teria oferecido € 140 milhões pelos 10% das ações. Com essa participação, Isabel dos Santos passaria a controlar o banco, aliando às demais ações que possui.

Mas a Oi, que possui 25% das ações da Unitel, disse à imprensa de Portugal que não foi consultada sobre esta oferta e que por isso ela não teria validade, pois quebraria o acordo de acionistas entre os dois. Já há uma disputa entre os dois sócios referente à distribuição de dividendos da operadora africana.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529