Oi amplia rede de fibra óptica no Mato Grosso


 shutterstock_Andra Danti_infraestrutura_rede_semfioA Oi ampliou, em 2015, sua rede de fibra óptica em 570 quilômetros no estado do Mato Grosso, criando uma rede de 2.600 quilômetros com tecnologia DWDM nacional, em parceria com a Padtec. Com a tecnologia, a companhia conseguiu ampliar significativamente a capacidade de transporte de tráfego para a região, beneficiando 39 cidades nesse estado. Baseada em anel óptico com tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), a rede suporta, de forma protegida, capacidade de 100 Gbit/s e contém tecnologias avançadas de amplificação óptica, que permitem a conexão entre cidades separadas por distâncias muito longas.

 “O anel óptico de Mato Grosso proporcionará às cidades atendidas uma rede de alta velocidade, maior resiliência, sendo um grande avanço nos serviços de transmissão de dados e voz na região”, afirma Luiz Augusto Pereira Lopes, diretor de Planejamento e Projetos de Rede da Oi.

O destaque do projeto se dá no enlace entre as cidades de Brasnorte e Sapezal, no norte do estado de Mato Grosso, com distância total de 240 quilômetros. Esse enlace, dimensionado para suportar velocidades de 100 Gbit/s, é equipado com amplificadores ROPA (Remote Optical Pump Amplifier), desenvolvidos para atuar em trechos de ultra longa distância nos quais não é possível a construção de estações de regeneração intermediária.

Outro grande desafio, devido às dificuldades de acesso e correnteza do Rio Juruena, foi construir um cabo óptico subaquático (sob o leito do rio), com extensão de 1.300 metros, interligando as cidades de Nova Monte Verde e Juruena ao norte do estado de Mato Grosso. (Assessoria de Imprensa)

 

Anterior Cade investiga indícios de cartel de fabricantes de instrumentos eletrônicos para testes e medição
Próximos Samsung/Poli inauguram centro de treinamento para desenvolvedores

1 Comment

  1. ERICK NILSON CORREA E SILVA
    15 de Abril de 2016

    Avante Oi! espero que a Oi recupere sua situacao financeira em breve…