Ofcom: leilão 4G será online e levará semanas


O leilão de faixas de frequência para prestação de banda larga móvel 4G no Reino Unido vai dobrar a quantidade de espectro endereçada à prestação de serviços móveis em smartphones e tablets, que atualmente utilizam as redes 3G (HSPA). Este também deve ser o leilão que mais arrecadará na história da entidade reguladora: de acordo com o comunicado divulgado pela Ofcom nesta segunda-feira (12), o preço total de reserva dos espectro é 1,3 bilhão de libras.

Divulgado hoje, o calendário do leilão de 4G estabelece que as empresas façam a aplicação até 11 de dezembro, mês em que serão revisadas para determinar quem está apto a participar do processo. 

Em janeiro, o processo licitatório tem início, de fato, mas pode durar semanas, de acordo com a Ofcom. As propostas pelas faixas de frequência serão apresentadas online por conexões seguras de internet, utilizando um software específico para o leilão de 4G.

O resultado do leilão de 4G no Reino Unido sairá apenas em fevereiro/março, quando os licitantes serão informados de que ganharam as faixas. Também durante estes meses, as taxas pelas licenças devem ser pagas.

Entre maio e junho, a Ofcom espera que novos serviços de banda larga móvel 4G sejam lançados por uma série de operadores. (Da redação)

Anterior HTC e Apple chegam a acordo em disputa sobre patentes
Próximos RIM terá seu Dia D em 30 de janeiro