O Wi-Fi além do laptop


A Wi-Fi Alliance, entidade certificadora de aparelhos compatíveis com esta tecnologia, obteve recorde de pedidos de autenticação de novos dispositivos em 2006, identificou uma tendências de Wi-Fi para além dos tradicionais laptops, com grande número pedidos de certificação de câmeras digitais, PDAs, e, especialmente, telefones móveis. A Alliance certificou mais de mil novos dispositivos nos …

A Wi-Fi Alliance, entidade certificadora de aparelhos compatíveis com esta tecnologia, obteve recorde de pedidos de autenticação de novos dispositivos em 2006, identificou uma tendências de Wi-Fi para além dos tradicionais laptops, com grande número pedidos de certificação de câmeras digitais, PDAs, e, especialmente, telefones móveis.

A Alliance certificou mais de mil novos dispositivos nos últimos 15 meses, três vezes mais que a taxa de certificações obtida nos últimos 3 meses. Destes mil dispositivos, cerca de 20% se referiam a aparelhos não-tradicionais, ou seja, não eram dispositivos padrão para a conexão de laptops com roteadores Wi-Fi. Ao contrário, muitos eram servidores de mídia, como set top boxes da Sony, Philips e Apple; video-games móveis como o Play Station Portátil da Sony; grande número de câmeras digitais e tocadores de música portáteis, e mais de 100 diferentes celulares dual-mode, que congregam Wi-Fi com outra tecnologia, como GSM, por exemplo.

A ABI Research estima que em 2012 mais de 1,2 bilhão de chipsets Wi-Fi serão vendidos, e destes, cerca de 500 milhões estarão embutidos em celulares móveis. Os 700 milhões restantes estarão divididos quase igualmente entre outros aparelhos eletrônicos e os tradicionais equipamentos de redes para computadores. O segmento de telefones tem recebido atenção particular das operadoras dos EUA e União Européia, que lançaram comercialmente suas redes em freqüências móveis não licenciadas (UMA, na sigla em inglês), que dependem de Wi-Fi e de uma conexão banda larga caseira para rotear as chamadas de volta para o núcleo de voz das operadoras. (Da Redação, com noticiário internacional)

PUBLICIDADE
Anterior Câmara vai discutir troca das metas de universalização
Próximos Projeto que libera TV paga para as teles é aprovado em comissão da Câmara.