Para Claro, rede DSS é 5G e terá grande adesão até o final do ano

Segundo Paulo Cesar Teixeira, com mais banda, a operadora deve entrar na cadeia de valor de outros segmentos. “A qualidade do serviço será a vantagem competitiva”, disse

A Claro crê que a experiência do cliente é o maior benefício do 5G. E não precisa esperar o leilão, as redes DSS já oferecessem velocidades a partir de 100 Mbps a 400 Mbps, comparadas a oferecidas por fibra óptica. A avaliação é do presidente da unidade de consumo e empresas da Claro, Paulo Cesar Teixeira. Segundo ele, no final do ano, com aparelhos mais baratos – em torno de R$ 2 mil e já prontos para a banda C – essas redes serão mais significativas e terão grande adesão. 

A operadora tem rede DSS em 14 estados e não cobra nada a mais ao consumidor que compra um aparelho 5G. “Tem sido uma experiência bem significativa para esses usuários”, disse Teixeira. 

Com mais banda, que será propiciada pelo leilão, a Claro prevê a participação na cadeia de valor de outros segmentos, porque a tecnologia é inovadora e habilitadora. “É a grande oportunidade que as operadoras têm de trabalharem com indústrias de uma maneira geral para aportarem soluções inovadoras e fazerem a complementariedade necessária para aumentar a eficiência e produtividade desses setores”, afirma. 

Para o executivo, o diferencial competitivo se dará na qualidade do serviço oferecido. “O cliente é mandatário e vai preferir a melhor experiência, no mercado B2B a competição será mais dura”, entende. Ele disse que a Claro se beneficiou na evolução do 4G por ter uma rede melhor. 

A preocupação é com a remuneração dos serviços e os custos do leilão. Teixeira disse que as obrigações que estão no leilão são muito pesadas e o certame tende a ser pouco atraente. “Se comparadas as obrigações com o Arpu pequeno, veremos que o custo é alto”, disse. Apesar disso, afirma que a Claro não elevará o volume de investimentos, hoje na casa de R$ 10 bilhões por ano. “Teremos que fazer escolhas”, disse. 

O diretor da Claro acredita que é possível que um investidor entre no leilão visando uma rede neutra, mas entende que, nesse caso, é preciso ter uma âncora para participar e de assegurar algum tipo de receita. E recomendou que esse interessado faça muitas contas antes de entrar. 

A Claro deve comprar um lote da faixa de 3,5 GHz de 100 MHz, outra no 26 GHz para o futuro e, a depender do preço e das obrigações, uma na de 2,3 GHz, para o caso da necessidade de completar alguma rede. A faixa de 700 MHz está proibida para as grandes operadoras. 

Rede fixa 

A Claro é a única operadora que ainda não lançou uma unidade de negócio de rede fixa neutra. Apesar disso, Teixeira disse que há planos para expandir o número de casas fibradas em dois milhões, além da modernização da rede atual.  

Para Teixeira, o custo menor para implantação de redes de fibra ópticas pode levar a um excesso de oferta em pouco tempo. O diretor da Claro foi um dos participantes do painel sobre 5G no evento promovido pelo Teletime. 

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588