NVidia fornecerá tecnologia para carros autônomos de Uber, VW, Baidu


NVIDIADRIVEAR

A fabricante de chips NVidia anunciou hoje, 8, em evento realizado antes da abertura da Consumer Electronics Show (CES 2018), em Las Vegas, Estados Unidos, uma série de parcerias no segmento de carros conectados. A empresa será a fornecedora de tecnologia para os veículos autônomos de diferentes empresas, entre as quais, Volkswagen, Baidu e Uber.

Conforme o CEO da companhia, Jensen Huang, são hoje mais de 320 parceiros no desenvolvimento dos carros autônomos. Com a Baidu, por exemplo, testa aplicações para o Xavier, o chip destinado a veículos autônomos da NVidia. A empresa garante que o produto tem alta capacidade de processamento, baixíssimo consumo de energia, e arquitetura projetada para lidar com instruções de inteligência artificial e aprendizagem profunda (deep learning).

A parceria com a Uber vai usar os chips em seus carros e caminhões autônomos, a NVidia afirmou que eles são capazes, em conjunto com câmeras e sensores, “perceber o mundo, prever o que acontecerá e escolher o melhor curso de ação, mesmo em ambientes complexos”.

A Uber começou a trabalhar na tecnologia de carros autônomos no início de 2015. Desde então, esses veículos rodaram mais de 2 milhões de km sem motorista. A tecnologia da NVidia usa câmeras de 360 graus e sensores Lidar (de detecção de luz) para se localizar com precisão de um centímetro, detectar e rastrear outros veículos e pessoas, e planejar um caminho seguro e confortável para o destino.

Com a VW, a NVidia desenvolve a plataforma Drive IX, um sistema de co-pilotagem. A plataforma deve chegar ao mercado em 2020. O carros serão capazes de reconhecer o rosto do motorista, sua voz e gestos. Também trarão aplicações de realidade aumentada para o painel do veículo.

Anterior Sai consulta para novos critérios do Fator X
Próximos TIM libera ligações na rede 4G em 190 cidades de São Paulo