PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Consumidor

Número de queixas na Anatel contra teles volta a cair em junho

Maioria das reclamações diz respeito a erros de cobrança por parte das operadoras na TV por assinatura e na telefonia pós-paga. Na banda larga, a maioria foi sobre qualidade.

As reclamações contra operadoras de telecomunicações encaminhadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em junho de 2019 caíram 17,2% em relação a maio. Foram recebidas 218.356 reclamações nos canais de atendimento da Agência.

Todos os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa, com 44.686 reclamações, registrou queda de 22,1%. Foi seguida pela telefonia móvel pós-paga, com 76.340 reclamações, diminuição de 17,6%.

As queixas relacionadas à TV por assinatura foram 26.548, redução de 15,3%. Na banda larga fixa houve 41.867 reclamações, 15,1% a menos. Na telefonia móvel pré-paga foram 27.823 denúncias, 12,4% menos que em maio.

A TIM foi a operadora com mais queixas registradas na telefonia móvel pós-paga (40,2%) e na telefonia móvel pré-paga (48,7%). Na TV por assinatura, o grupo mais reclamado foi a Claro, com 46,6% das queixas. Na telefonia fixa foi a Oi, com 48,4%. Na banda larga fixa foi a Vivo, com 27,4%.

Os principais motivos das reclamações registradas na Anatel contra prestadoras de telecomunicações foram erros de cobrança: foram 51,1% das queixas na TV paga, 45,5% na telefonia móvel pós-paga e 41,8% na telefonia fixa. Na banda larga fixa, o principal motivo das reclamações foi “qualidade, funcionamento e reparo”, 33,7% do total, e na telefonia móvel pré-paga foram queixas relativas a crédito, 31%.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS