Número de apps maliciosos dobrou nos últimos seis meses


evolucao ameaças a smartphones
No gráfico elaborado pela Trend Micro, o crescimento do número de ameaças a celulares e tablets em 2014, por trimestre.

O número de aplicativos maliciosos para dispositivos móveis (smartphones e tablets) dobrou no últimos seis meses. O levantamento, feito pela empresa de segurança Trend Micro, aponta que existem atualmente 4,37 milhões de apps de alto risco para os usuários, boa parte disponível nas lojas oficiais de download.

Usuários das plataformas Android e iOS são igualmente alvos de ataques populares, afirma a empresa. “Apesar uma abordagem mais fechada da Apple para proteger o ambiente iOS, foi possível identificar ameaças cada vez mais perigosas que penetraram com sucesso os buracos deixados por jailbreaking”, afirma em relatório.

Pelo que tem sido registrado pela empresa de segurança, a expectativa é que os criadores de malware móvel sigam o rastro móvel do dinheiro. A Trend Micro acredita que, em 2015, os cibercriminosos vão tirar proveito de uma série de opções de pagamento móvel lançadas para os compradores online. Novos métodos de pagamento remoto irão introduzir novas ameaças, vulnerabilidades e golpes de engenharia social, aproveitando hábitos inseguros de compras dos usuários a partir de seus smartphones e tablets.

PUBLICIDADE
Anterior Yahsat avança no desenvolvimento de satélite que vai cobrir o Brasil
Próximos Comissão de Energia Nuclear do Mdic cria política de segurança da informação e comunicações