NTT Docomo anuncia teste de rede 5G com seis fornecedores


A NTT DOCOMO , maior operadora móvel do Japão, anunciou nesta quinta-feira (8) que irá realizar testes com a tecnologia de banda larga móvel emergente denominada 5G com o apoio de seis fornecedores de soluções e equipamentos: Alcatel- Lucent , Ericsson , Fujitsu , NEC , Nokia e Samsung.

As colaborações paralelas entre DOCOMO e cada um dos seis fornecedores envolverá ensaios experimentais para confirmar o potencial das tecnologias móveis 5G para explorar faixas de freqüência acima de 6GHz e avaliar a capacidade do sistema por unidade de área e as novas tecnologias de rádio para apoiar diversos tipos de aplicações, incluindo serviços de máquina a máquina (M2M). A DoCoMo também espera colaborar com outras empresas no seu esforço para testar uma ampla gama de tecnologias móveis 5G.

A tecnologia de rede 5G é um sistema celular de nova geração destinado a implantação comercial em 2020. O novo sistema deverá permitir a transmissão de dados em velocidade de mais de 10 Gbps, mil vezes a capacidade das redes LTE (4G) existentes, bem como conectividade para maciça número de dispositivos para apoiar o mercado cada vez maior de serviços M2M .

A DoCoMo vai começar os testes em seu centro de P&D em Yokosuka, Kanagawa, este ano. A eles se seguirão testes de campo ao ar livre previstos para o próximo ano. Os principais resultados e conquistas serão compartilhadas com institutos de pesquisa e em conferências internacionais para contribuir para a padronização do 5G, prevista para começar a partir de 2016 . Principais conclusões também serão utilizadas para a pesquisa que visa incubação de futuras tecnologias avançadas.

Anterior Venda da Maroc Telecom pela Vivendi deve ser concluída dia 14
Próximos Governo e Qualcomm fazem parceria para validação de nova tecnologia de smartphone que poderá estar no mercado em 2015