PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Governo

Novo titular da Setic deve manter a licitação de nuvem para o governo

Gleisson Rubin disse, entretanto, que avaliará prazos e etapas para ver o que é possível ser mantido ou repriorizado no projeto

Nomeado para assumir interinamente a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Gleisson Rubin, se reuniu nessa terça-feira (20), com a equipe para definir o projeto de trabalho. Ele vai acumular o cargo deixado por Marcelo Pagotti, com a secretaria de Gestão (Seges), que já ocupava. E adianta que manterá a mega licitação de nuvem para o governo.

No primeiro momento, Rubin afirma que é preciso olhar primeiramente o projeto para dar o direcionamento correto. “Vamos avaliar prazos e todas as etapas programadas para ver o que é possível ser mantido ou repriorizado. Isso será feito no menor tempo possível”, afirmou.

Segundo Rubin, as prioridades na área de TIC são do governo e essas permanecem inalteradas. A busca é por oferta maciça de serviços digitais, centralização de compras de TIC, cruzamento e integração das bases de dados, “que é uma agenda validada com ministro e se mantem na íntegra”, disse.

O projeto inicial da mega licitação previa o lançamento do edital ainda este mês para a contratação de um broker. Esse broker teria que vir com dois fornecedores de nuvem diferenciados. O objetivo seria dar mais agilidade na oferta de serviços digitais ao cidadão.

Sobre licitação na área de telefonia, Rubin ressaltou que nenhum processo que envolve compras centralizadas de telefonia é trivial.  “É uma estratégia complexa pela escala envolvida, pela necessidade de atender com segurança a todo o governo federal”, adiantou.

Esse processo de telefonia está sendo tocado pela central de compras que integra a Seges. “Vou olhar pelos dois lados, tanto pela Seges quanto pela Setic. Prefiro não assumir prazos neste momento”, acrescentou.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS