qualcomm-snapdragon-845-sdm845_chip_smallA Qualcomm lançou esta semana, no Havaí, o novo chip Snapdragon 845, que oferecerá novas capacidades de inteligência artificial, aplicações de realidade virtual e aumentada mais sofisticadas e uma nova “unidade de processamento seguro” para melhor proteger senhas e informações biométricas de hackers.

O lançamento, apesar das novidades tecnológicas incorporadas, foi recebido com certa cautela por analistas, pois o seu antecessor, o Snapdragon 835, lançado em janeiro deste ano no Consumer Electronics Show, ainda não alçou voo. Foi adotado por um número limitado de fabricantes até em função do preço.

Antes de apresentar o novo chip, a Qualcomm mostrou uma variedade de PCs Windows da HP e da Asus oferecendo conexões sem fio celular contínuas e com bateria com vida útil de vários dias. Os laptops e tablets conversíveis, com a marca de “PCs sempre conectadas”, são os primeiros frutos de uma parceria renovada entre a Microsoft e Qualcomm.

A Qualcomm está tentando reduzir sua dependência do smartphone e colocar seus chips em outros tipos de dispositivos, desde PCs e servidores até fones de ouvido de realidade virtual.

Mundo virtual em movimento

O Snapdragon 845 habilitará a realidade virtual em “escala de sala”, que permitirá que o portador de um fone de ouvido passeie em mundos virtuais, interagindo com uma variedade de câmeras e sensores. Os fones de ouvido de RV anteriores foram projetados para uma experiência estacionária.

No campo de crescimento rápido da IA, a plataforma mais recente da Qualcomm oferece uma melhoria de desempenho de três vezes em relação ao seu antecessor para tarefas como assistentes virtuais. (Com noticiário internacional)