Novas tarifas em minutos: Abrafix recomenda cautela.


 O presidente da Abrafix (Associação das Concessionárias de Telefonia Fixa Comutada), José Fernandes Pauletti, recomendou que os assinantes de telefonia fixa estudem com cuidado o seu perfil de consumo, antes de escolherem os planos de tarifas das ligações locais, que começarão a ser cobradas em minutos a partir de março. A migração do pulso para …

 O presidente da Abrafix (Associação das Concessionárias de Telefonia Fixa Comutada), José Fernandes Pauletti, recomendou que os assinantes de telefonia fixa estudem com cuidado o seu perfil de consumo, antes de escolherem os planos de tarifas das ligações locais, que começarão a ser cobradas em minutos a partir de março. A migração do pulso para minuto será paulatina, mas no dia 1º de agosto não existirá mais a cobrança em pulsos.

As cinco concessionárias de telefonia local (Brasil Telecom, Telefônica, Telemar, CTBC e Sercomtel) são obrigadas a oferecer dois planos de tarifas: o plano básico de minutos (PBM) e o plano alternativo de serviços de oferta obrigatória (Pasoo). Além desses dois planos obrigatórios, elas podem também oferecer quantos planos alternativos quiserem, a exemplo do que ocorre hoje na telefonia móvel.  
 
De uma forma geral, observa Pauletti, os usuários que fazem chamadas de curta duração devem optar pelo plano básico e os que fazem chamadas de longa duração, principalmente os usuários que acessam a internet por linha discada, devem migrar para o Pasoo. O problema, contudo, é que o perfil de consumo varia de um mês para o outro, e por isso, ressalta o executivo,  o usuário deve analisar as suas novas contas em minutos para  tomar a melhor decisão. Ele salientou, no entanto, que os usuários poderão mudar de um plano para o outro assim que quiserem. “A tarifação das ligações locais em minutos é melhor porque permite mais controle do usuário”, afirmou.

A seguir as principais diferenças entre os dois planos:

    Básico (PBM)            Alternativo (Pasoo)
Não há pagamento            Pagamento de 4 min.
por chamada atendida        por chamada atendida

Franquia residencial             Franquia residencial de
de 200 minutos                      400 minutos

Chamada mínima de              Chamada mínima de
30 segundos                            30 segundos

Tarifa no horário                    Tarifa no horário
reduzido de 2 min                  reduzido de 4 min
(VCA)                                      (VCA)

Valor máximo                         Valor máximo          
do minuto sem                        do minuto sem
imposto: 7,5                            imposto: 2,5
centavos                                  centavos

VCA máximo                           VCA máximo
sem imposto:                            sem imposto:
15 centavos                              11 centavos

Anterior Claro e EverMobile oferecem mobile banking sobre J2ME
Próximos Telecom Italia passa de vendedora a compradora da BrT?