Notificações de incidentes na Internet aumentaram 61% em 2009


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) constatou que, no ano passado, foram recebidas 358.343 notificações de incidentes de segurança, um aumento de 61% em relação a 2008. O número de tentativas de fraude reportadas foi de 250.362, correspondendo a um crescimento de 79% em relação ao ano …

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) constatou que, no ano passado, foram recebidas 358.343 notificações de incidentes de segurança, um aumento de 61% em relação a 2008. O número de tentativas de fraude reportadas foi de 250.362, correspondendo a um crescimento de 79% em relação ao ano anterior. O CERT.br é um dos serviços do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). As estatísticas são desenvolvidas com base em relatos enviados espontaneamente por administradores de redes e usuários brasileiros.

De acordo com a analista de segurança do CERT.br, Cristine Hoepers, o aumento das tentativas de fraudes está relacionado ao crescimento das notificações de eventuais quebras de direitos autorais no primeiro semestre, por meio da distribuição de material em redes P2P. Apesar da redução no segundo semestre, as notificações deste tipo de incidente chegaram a 220.933 no ano, correspondendo a um crescimento de 104% em relação a 2008.
 
O número de notificações de páginas falsas de bancos, também conhecidas como phishing tradicional, sofreu um aumento de 112% em 2009. Notificações relativas a varreduras (scans) totalizaram 52.114, um aumento de 19% se comparado ao ano anterior. Varreduras envolvendo a porta TCP 25 (SMTP 25/TCP), que em 2008 representavam 5% do total, em 2009 subiram para 18%. "A maioria das reclamações foi referente a computadores brasileiros, que conectados por meio de banda larga tentaram identificar relays abertos fora do país com o objetivo de enviar spams", afirma Cristine Hoepers.
 
Aumento de spam

Em 2009, o número de notificações de spam sofreu aumento de 422%, chamando a atenção dos especialistas do CERT.br. Os dados foram baseados em notificações recebidas pelos serviços SpamCop e Abusix.org.
 
As reclamações recebidas no período totalizam 17.221.200, enquanto 2008 registrou 3.297.973 casos. De acordo com Hoepers, as características das notificações indicam que máquinas comprometidas em redes brasileiras estão sendo abusadas para o envio de spam, por meio do envio direto ou do abuso de proxies. Durante o último trimestre do ano passado, foi observado um avanço no número de notificações de 344% se comparado ao mesmo período de 2008. "Processamos 11 milhões de mensagens, indicando uma forte ação de spammers", diz.
 
De acordo com Cristine, para diminuir estes abusos, é necessário um conjunto de ações. "Entre elas estão a adoção, pelas operadoras de telecomunicações e provedores de acesso e serviços, de políticas como a de gerência de Porta 25, recomendada pela resolução Comitê Gestor da Internet no Brasil, assim como a conscientização dos usuários sobre a necessidade de adotar uma postura mais pró-ativa na Internet". (Fonte: assessoria de imprensa)

Anterior Governo argentino ameaça reestatizar tele
Próximos Andaluzia leva banda larga móvel de um mega a todo seu território