Nortel e Nokia anunciam cortes


A fabricante de equipamentos de telecomunicações Nortel anunciou que vai fazer um corte de mais de 3.200 empregados em todo o mundo. A empresa, que está em concordata desde janeiro, informou que os cortes representam cerca de 10% na sua equipe de mais de 30 mil funcionários. Em comunicado a fabricante informou que nenhum dos …

A fabricante de equipamentos de telecomunicações Nortel anunciou que vai fazer um corte de mais de 3.200 empregados em todo o mundo. A empresa, que está em concordata desde janeiro, informou que os cortes representam cerca de 10% na sua equipe de mais de 30 mil funcionários.

Em comunicado a fabricante informou que nenhum dos funcionários demitidos receberá pagamentos compensatórios, suspensos pela empresa, e que os novos cortes se somam às 1.800 demissões planejadas e que ainda não foram completadas. Quando todas as eliminações forem implementadas, a força de trabalho da empresa será de cerca de 25 mil funcionários.

Outra fabricante que anunciou demissões esta semana foi a Nokia, que está planejando cortar mil empregos em todo o mundo por meio de demissões voluntárias.

Segundo a Nokia, o plano de demissões envolve todos os empregados, com exceção de cargos da administração direta e de altos executivos. As novas medidas incluem a redução voluntária de custos relacionados com pessoal. Entre elas, a empresa incentiva os funcionários a licenças de curto prazo ou de anos sabáticos não remunerados, exceto onde as operações permitirem e não ameaçarem a continuidade dos negócios. A empresa também encoraja que os funcionários não troquem dias de férias por dinheiro em 2009. 

O plano de demissão voluntária começará em 1º de março e acabará em 31 de maio. (Da redação, com agências internacionais)

Anterior Anatel já aplicou R$ 2,5 bi em multas. Arrecadou R$ 358 mi.
Próximos Telefônica restabelece serviço em data center