Nokia vai construir a rede da Open Fiber no interior da Itália


A Nokia ganhou o contrato para construir a rede de ultra banda larga da Open Fiber no interior da Itália. A empresa dividiu a rede em quatro setores (A, B, C e D), conforme a densidade populacional. Os setores A e B receberão investimentos da Open Fiber e terão outros fornecedores. Já as áreas C e D, que correspondem a zonas rurais e mercados não competitivos, a Nokia é a fornecedora exclusiva. O investimento será financiado pela estatal Infratel nestes locais. O valor não foi revelado.

A implementação da rede prevê última milha capaz de oferecer conexões de até 1 Gbps, com possíveis upgrades futuros. A Nokia fornecerá hardware e software, fará o desenho da rede, a implantação e dará o suporte ponta a ponta para a infraestrutura, que será baseada em tecnologia GPON.

A Open Fiber é a companhia criada em 2015 com apoio do governo para levar internet fixa a rincões do país e reduzir a dependência da Telecom Italia (holding que é dona da TIM no Brasil). A operadora vai atuar exclusivamente no atacado, cedendo a rede de acesso a companhias interessadas a fim de acelerar a interiorização de novas tecnologias. A empresa já tem, por exemplo, acordo com a Sky italiana.

Anterior MCTIC prioriza dessalinização de água e ciência na escola nos 100 dias de governo
Próximos Governo altera estrutura nova do MCTIC e recria funções da Sepod