PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

MWC

Realidade estendida ocupará o tráfego móvel a partir de 2027, diz Nokia

Realidade estendida vai superar tráfego de vídeo nas redes móveis a partir de 2027 prevê executivo da Nokia

Barcelona – A realidade estendida será a grande responsável pelo tráfego das redes móveis a partir de 2027, substituindo os vídeos, tão presentes atualmente no celular. Essa é a previsão da Nokia, disse hoje, 26, Nishant Batra – Chief  Strategy and Technology Officer da empresa, durante a coletiva de imprensa.

Para suportar esse novo perfil de tráfego, explicou o executivo a Nokia só desenvolve soluções abertas, capazes de acelerar o metaverso da indústria, metaverso esse que não se limita mais à estratégia do Facebook. “O metaverso será uma nova cadeia de valor, e as soluções passarão a ser desenvolvidas com as verticais e não para as verticais”, explicou o executivo.

6G

Em sua visão, a próxima geração da tecnologia móvel – a 6G, que promete vir com latência ZERO, só poderá se desenvolver com o comparytilhamento das redes abertas, e também com o compartilhamento das soluções dos desenvolvedores. ” A rede aberta tem que significar que todos podem dela se apropriar”, afirmou Batra.

Para a Nokia, a flexibilidade da nuvem, e elasticidade das soluções são os caminhos para o desenvolvimento das redes do futuro.

Nova marca

A Nokia, tradicional fabricante para as operadoras telecomunicações, direciona suas fichas agora para o mercado corporativo e, para isso, decidiu até mesmo remodelar  a sua marca. Essa foi a principal mensagem da empresa na coletiva de imprensa, promovida hoje, 26, um dia antes da abertura oficial do Mobile World Congress. O recado foi claro: ” estamos renovando nossa marca, para liderar o potencial da digitalização de toda a indústria”, afirmou o CEO Pekka Lundmark.

Segundo o executivo, a estratégia, traçada há pouco tempo, já mostra resultados. No ano passado, o segmento de “enterprise” cresceu 27% em faturamento, quando somou 2 bilhões de euros, ou 8% das receitas totais da empresa.

Para reforçar seu posicionamento nesse segmento, sem deixar de lado os clientes que constroem as redes de telecomunicações, a Nokia construiu seis pilares sobre os quais irá direcionar a sua atuação. São eles: 1- crescer mais rapidamente do que o mercado no segmento de operadoras de telecomunicações; 2- gerenciar o portfólio de produtos de maneira ativa, para ganhar liderança para além da rede óptica passiva; 3- ampliar a capacidade das redes privativas e oferecer soluções “as a service”; 4- assegurar a longevidade das soluções de segurança dos produtos Nokia; 5- construir novos modelos de negócios com pequenas barreiras de entrada; 6- desenvolver soluções ESG (Enviromental, Social and Governance) que tragam vantagens competitivas.

 

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS