Nokia Siemens avança com sistema de backup de energia para redes móveis com célula combustível


 

Fuel_cell_NokiaA Nokia Siemens Networks está trabalhando com a Ballard Power Systems para desenvolver redes móveis que consigam manter a operação durante falha no sistema de energia. A operadora japonesa NTT DOCOMO já avalia a radiobase da NSS, Sistema Flexi Multiradio, com células de combustível integradas para utilização comercial. A solução foi instalada na centro de pesquisa e desenvolvimento da operadora.

“Redes móveis podem ser vitais quando ocorrem desastres naturais, e a interrupção de energia tornam outras formas de comunicação dificeis”, disse Mark Donaldson, diretor de soluções de energia  para redes de banda larga móveis da NSN. “Integrar celulas combustivel com nossas radiobases aumentam significativamente a resiliência das redes móveis que provemos”, complementou.

A companhia aposta na célula combustível por ter “diversas vantagens em relação a baterias convencionais e geradores a diesel”, como menor custo de manutenção, maior vida útil, tamanho e peso reduzidos e menor impacto no meio ambiente. A estação radiobase com células de combustível integradas, desenvolvida pela Nokia Siemens Networks com a Ballard, pode fornecer 4,5 kW de energia por aproximadamente 40 horas. A solução já recebeu aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) no Japão. (Da redação)

Anterior Anatel mantém inalterada cautelar contra promoção da TIM
Próximos MiniCom convoca entidades para indicar nomes ao conselho consultivo da Anatel