Nokia Siemens cria fundo para suportar negócios independentes


A Nokia Siemens Networks anunciou um novo fundo de venture capital, o “Verso Spin-off Fund”, com o objetivo de desenvolvimento de novos e independentes negócios, que não estão mais dentro do centro de sua estratégia de mercado. A companhia inicia também a busca de grandes empresas que queiram participar como investidores, ajudando na criação de …

A Nokia Siemens Networks anunciou um novo fundo de venture capital, o “Verso Spin-off Fund”, com o objetivo de desenvolvimento de novos e independentes negócios, que não estão mais dentro do centro de sua estratégia de mercado. A companhia inicia também a busca de grandes empresas que queiram participar como investidores, ajudando na criação de negócios que ainda estão saindo do papel. O aporte inicial feito pela Nokia Siemens é de 10 milhões de euros (cerca de US$ 12,5 milhões). Como parte do modelo, essa ação irá licenciar a tecnologia para as jovens empresas.

“Queremos incentivar projetos que já não estão mais dentro de nossa estratégia de mercado e que, sem investimentos iniciais, tem grandes chances de serem extintos. Sendo assim, perde-se também toda a expertise e competência desenvolvidas em negócios que não seguirão adiante por falta de aporte” comenta Pekka Soini, diretor da Nokia Siemens Networks na Finlândia. “O Verso Spin-Off Fund cria um modelo para que empresas possam confiar no investimento de capital inicial dessas startups”. “Na Finlândia, financiamentos nessa fase têm vindo principalmente de órgãos públicos,” complementa.

O executivo Anssi Kariola, que tem sido responsável pelo novo modelo de spin-off e também por estabelecer o sucesso do mesmo, foi nomeado o diretor do fundo de venture capital. “Na primeira fase já recebemos cerca de 40 projetos candidatos, e a avaliação desses potenciais negócios já começou,” comenta Kariola. Segundo ele, o objetivo nesse início é criar um portfólio entre dez e trinta empresas novatas.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior ZTE completa testes de TD-LTE na China
Próximos Sony inicia pré-venda de Xperia S