Nokia reivindica recorde mundial de velocidade em 5G


A Nokia anunciou nesta semana que alcançou as velocidades mais rápidas do mundo em sua rede Over-the-Air (OTA) em Dallas, Texas. Utilizando 800 MHz de espectro de ondas milimétricas comerciais e funcionalidade de Conectividade Dupla (EN-DC).

Relata a empresa que o sistema atingiu velocidades de tráfego de dados de 4,7 Gbps. A conexão veloz foi obtida em testes, mas o equipamento é comercial, o mesmo que vem sendo instalado por operadoras dos Estados Unidos em redes 5G.

PUBLICIDADE

A velocidade foi alcançada combinando oito canais de 100 MHz de espectro de ondas milimétricas nas bandas de 28 GHz e 39GHz, fornecendo 800 MHz de largura de banda, e 40 MHz de espectro LTE usando a funcionalidade EN-DC disponível na solução AirScale da Nokia.

O EN-DC permite que os dispositivos se conectem simultaneamente às redes 5G e LTE, transmitindo e recebendo dados em ambas as tecnologias de interface aérea. Isso significa que os dispositivos podem alcançar uma taxa de transferência maior do que quando se conectam apenas ao 5G ou ao LTE. As velocidades foram alcançadas tanto em configurações baseadas em nuvem 5G (vRAN) quanto em configurações clássicas de banda base. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Surf Telecom vai levar banda larga móvel para a Rocinha
Próximos TIM ativa rede de acesso de fibra óptica em Minas Gerais