nokia logoA fabricante Nokia decidiu reformular sua estrutura corporativa. A companhia anunciou hoje, 17, que está dividindo a unidade de redes móveis. Agora, a empresa terá a divisão Mobile Networks e a de Global Services. A primeira será focada em produtos e soluções, enquanto a segunda, em serviços.

A mudança terá reflexos também na cadeia de comando dentro da empresa. Marc Rouanne, atual diretor de inovação e operações (CIOO), sera presidente da divisão Mobile Networks. Ele vai gerir o fornecimento de sistemas 4G, 5G, núclo de rede em nuvem, small cells etc.

Já o atual vice-presidente de serviços globais, Igor Leprince, passa a ser presidente dessa divisão, com foco em serviços gerenciados. Monika Maurer, diretor de operações (COO) de rede fixa foi promovida a COO de todo o grupo Nokia.

As mudanças acontecem também em função da saída de Samih Elhage, então presidente do grupo Mobile Networks. Ele permanece no time de executivos de liderança na Nokia até o começo de abril, e como consultor até o final de maio. Segundo a empresa, ele foi um dos responsáveis pela incorporação da Siemens e da Alcatel-Lucent, nos anos recentes. No ano que passou, a unidade de redes móveis encolheu 14%, na comparação entre o quarto trimestre de 2016 ao de 2015.