Nokia investirá R$ 20 milhões em ações com desenvolvedores no Brasil


A Nokia realizou nesta quarta-feira (21) um evento para os desenvolvedores brasileiros de aplicativos. Mas mais do que convencer os jovens talentos a olharem para os ecossitemas Windows Phone e para Série 40 (aparelhos Asha), a multinaiconal finlandesa anunciou uma parceria com o governo Federal e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para implementar a versão brasileira do mLab, uma incubadora local para o apoiar a profissionalização de desenvolvedores. 

“O desenvolvedor é um cara solitário, que as vezes não tem nem empresa. Temos hoje um campeão de vendas que não tem empresa aberta” explicou Almir Luiz Narciso, presidente da Nokia do Brasil. O resultado, explicou, é que os pagamentos do tal desenvolvedores estão sendo retidos e é este público que a multinacional quer apoiar. O mLabs estará aberto no início de 2013 em Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas Gerais. 

Os investimentos da Nokia em fortalecer seu ecossistema a partir do Brasil também se dará com a ampliação de seu programa em universidades. No próximo biênio a Nokia investirá cerca de R$ 20 milhões em ações junto aos desenvolvedores de aplicativos para o Windows Phone e o S40. De acordo com Narciso, esta verba será destinada para dar continuidade aos programas de incentivo e treinamento em universidades, que ja começaram a ser feitos no primeiro semestre. Desde o anúncio do programa, em julho de 2012, já foram atendidos 2,3 mil desenvolvedores em universidades de nove estados do Brasil. A meta, no curto prazo, é atender mais 1,2 mil estudantes e outras 32 universidades brasileiras nos próximos seis meses. 

O desenvolvimento de aplicativos é fundamental para o sucesso de um smartphone no mercado, por isso os esforços da Nokia neste sentido. A empresa, que já foi a maior fornecedora de celulares do mundo, conta apenas com a sétima posição no mercado de aparelhos inteligentes, de acordo com pesquisa do Gartner realizada no terceiro trimestre. 

Para avançar neste universo, a companhia, além estreitar seu relacionamento com os desenvolvedores, está ampliando as áreas em que eles podem atuar. Narciso aproveitou o Nokia Developer Day 2012 para informar que a companhia “abrirá a tecnologia de edição de imagem do Pureview para que os desenvolvedores possam trabalhar. Essa é uma novidade extremamente importante”, disse. Os APIs das câmeras da Nokia também poderão ser acessadas pelos desenvolvedores interessados. Na área de mapas, a Nokia também anunciou novidades. A multinacional finlandesa criou algumas funcionalidades como o Nokia Mapas, Dirigir, Lente e outros. 

Globalmente, desde o anúncio da parceria com da Nokia com a Microsoft, em fevereiro de 2011, o número de aplicativos para Windows Phone saiu de 7 mil para mais de 120 mil. Já a Nokia Store brasileira, lcontabiliza 120 milhões de dowloands feitos por usuários de Symbian e Asha com previsão de atingir 150 milhões até o final do ano, com 65% dos dowloads realizados a partir de aparelhos Asha. 

 

Anterior Descriminalização de radiodifusão ilegal, aprovada pela Câmara, é contestada pela Abert.
Próximos Oi lança Rdio para iOS e atualiza versão Android