Nokia encerra trimestre com prejuízo de 487 milhões de euros


A Nokia encerrou o segundo trimestre com prejuízo operacional de 487 milhões de euros, revertendo resultado positivo de um ano antes (quando teve lucro operacional de 295 milhões de euros) e perdendo a liderança do mercado de smartphones para a Apple. A fabricante finlandesa vendeu 16,7 milhões de smartphones no período contra 20,3 milhões comercializados pela Apple.  Em volume de celulares (incluindo todos os modelos), a Nokia continua como líder de mercado. As vendas de devices atingiram 88,5 milhões de unidades no trimestre, registrando uma queda de 20% em relação a igual período de 2010.

A fabricante obteve receita líquida de 9,3 bilhões de euros, uma queda de 7% na comparação anual. A companhia, no entanto, registrou um lucro operacional acima do esperado pelo mercado, excluindo certos itens, favorecida por receitas de 430 milhões de euros geradas por pagamento de royalties, incluindo as devidas pela Apple após vitória da empresa finlandesa em um processo judicial contra a rival norte-americana.  O lucro operacional somou 391 milhões de euros.
 
O resultado da joint venture de infraestrutura de rede Nokia Siemens Networks também ajudou no desempenho da fabricante de celulares. A fatia da Nokia na receita da empresa aumentou 20%, para 3,64 bilhões de euros, enquanto o prejuízo operacional caiu para 111 milhões de euros, menor que os 179 milhões registrados há um ano.  (Da redação)

 

Anterior Ministro acha que operadoras de MMDS devem pagar muito pela faixa de 2,5 GHz
Próximos Qualcomm aumenta lucro em 35%