Nokia e T-Mobile obtêm velocidade de 1,3 Gbps usando espectro não licenciado


abstrata-internet-app-velocidade-persectiva

A fabricante de equipamentos para redes Nokia e a operadora norte-americana T-Mobile anunciaram um feito inédito. Dizem ter conectado aparelhos com velocidade de troca de dados de 1,3 Gbps. Para isso, usaram todo o espectro disponível em faixas licenciadas para o LTE-Advanced e também bandas não licenciadas.

Ao todo, juntaram em uma só conexão, em laboratório, cinco portadoras (faixas diferentes para a transmissão dos dados), modulação 256QAM, 4×4 MiMo e a tecnologia Licensed Assisted Access (LAA), que permite usar parte do espectro não licenciado geralmente destinado ao WiFi, através de roteadores com 14 antenas.

Segundo as empresas, a tecnologia será usada para conexões 5G no futuro próximo. Claro, para isso acontecer, ainda é preciso que o padrão da quinta geração (IMT-2020) de fato preveja o uso de tais equipamentos e com tais características. O padrão só será definido em 2019.

A operadora estuda instalar small cells com suporte ao LAA em todos os Estados Unidos. A empresa é a única que vende, no país, um modem WiFi que também funcionada como reforço para sua rede celular.

Nos EUA, AT&T e Verizon prometem lançar redes comerciais de quinta geração até o final desde ano, embora os aparelhos compatíveis só devam chegar ao mercado na segunda metade de 2019. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Anatel abrirá consulta pública para revisar norma do Wacc
Próximos Arris anuncia novas lideranças para Caribe e América Latina