Nokia e PUC do Paraná inauguram laboratório para pesquisa de tecnologias 4G e 5G


A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Nokia Networks inauguraram o Laboratório de Estudos Avançados em Redes Móveis de Telecomunicações, que incentivará a inovação para o desenvolvimento das redes 4G e 5G nacionalmente, estreitando o relacionamento entre a universidade e a empresa. A estação rádiobase Flexi Multiradio 10 da Nokia e as redes heterogêneas de telecomunicações formarão a base das pesquisas.

No escopo de atuação do laboratório também estão previstas atividades de capacitação pessoal, abrigando equipes técnicas da PUC-PR e da Nokia na área de engenharia elétrica, para testes de funcionalidades avançadas de rádio que possibilitarão a evolução dos padrões de tecnologia atualmente utilizados.

Coordenado pelo curso de Engenharia Elétrica da PUC-PR, o espaço de cooperação será aberto aos funcionários da Nokia, além de alunos e professores da universidade para o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso e aulas práticas de disciplinas relacionadas.

A parceria entre a PUC-PR e a Nokia existe desde 2009, quando foi inaugurado o Centro Tecnológico da Nokia. Com 4 mil metros quadrados, o centro está localizado no PUC Tecnoparque, que tem área total de mais de 20 mil metros quadrados e parcerias com diversas empresas. A unidade da Nokia em Curitiba atua no desenvolvimento de serviços profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação, para atender aos mercados do Brasil e de outros países da América Latina. (Fonte: assessoria de imprensa)

 

Anterior Gastos com TI vão crescer menos este ano, prevê Gartner
Próximos Marcia Nakahara assume as operações da McAfee no Brasil