Nokia anuncia soluções de IoT para o agronegócio


Foto: Projetado pelo Freepik
Foto: Projetado pelo Freepik

A fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia anunciou hoje, 12, o lançamento de quatro produtos de internet das coisas, a maioria dos quais voltada para o agronegócio.

A companhia lembra que irá a vender estas soluções para operadoras a fim de que estas encontrem o mercado rentável da IoT. E que o modelo de comercialização será “pagamento conforme se cresce” (pay as you grow), a fim de incentivar a adoção acelerada dos produtos.

Os lançamentos vêm da WING, a divisão da Nokia que atua como uma espécie de integradora IoT. Além de fornecer as soluções, a WING também faz a consultoria ou apresenta os parceiros necessários para a operadora viabilizar uma operação de internet das coisas. Também estabelece laços entre operadoras, a fim de facilitar a oferta de produtos globais de IoT, como de rastreamento de um produto que passe por vários países, por exemplo.

No caso de hoje, as soluções anunciadas foram de “smart agriculture as-a-service”, em que sensores ambientais, de solo e safra coletam dados para gestão de fazendas, orientando a necessidade de uso de pesticidas, fertilizantes ou água; “livestock management as-a-service”, em que os dispositivos acompanham a vida dos animais de um rebanho; “logistics as-a-service”, no qual sensores rastreiam o movimento e as condições de produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos; e “asset management as-a-service”, em que é possível gerenciar ativos de todo o tipo, em todo o mundo.

A empresa afirma que vai continuar a criar mais produtos de IoT orientados a verticais específicas, que deverão ser lançadas ao longo do ano.

Anterior Governo dos EUA vai incentivar desenvolvimento da inteligência artificial
Próximos CEO da Microsoft diz que todos os brasileiros podem se beneficiar da Inteligência Artificial