No final do mês, 500 milhões de celulares 3G


As conexões de banda larga móvel na tecnologia HSPA, de terceira geração (3G), vão alcançar a marca de 500 milhões até o fim de junho. A projeção foi feita hoje pela GSMA, associação que representa a indústria de telefonia móvel.

Segundo a instituição, o HSPA é a tecnologia de internet sem fio que cresce mais rapidamente no mundo todo. A GSMA estima que essa tecnologia de terceira geração será usada por 1 bilhão de pessoas até o fim de 2012, dado o ritmo de expansão do mercado e o impulso proporcionado pela demanda por smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Apesar disso, a GSMA também aponta uma expansão rápida das redes de quarta geração (4G), que começaram a ser implantadas há um ano e meio, sob o padrão tecnológico conhecido pela sigla LTE. De acordo com a associação, atualmente há 1 milhão de conexões nessa tecnologia, mas a expectativa é que elas cheguem a 300 milhões até 2015.

A GSMA estima em US$ 100 bilhões os investimentos que as operadoras de telefonia móvel do mundo todo farão nas redes de terceira e quarta gerações. (Valor On Line)

Anterior RIM compra empresa de jogo social
Próximos Motorola lança computador móvel para o varejo