PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Telefonia móvel

Em um ano de 5G, velocidade média da internet móvel tem pouca melhora no País

Levantamento do Minha Conexão aponta que, no primeiro semestre deste ano, taxa de download, envolvendo todas as tecnologias, ficou em 30,40 Mbps, apenas ligeiramente acima da observada antes da implementação da quinta geração móvel
Velocidade média da internet móvel pouco melhora com adição do 5G
Velocidade média da internet móvel tem leve alta com 5G, mostra relatório (crédito: Freepik)

Após um ano do início do processo gradual de ativação do 5G, a velocidade média da internet móvel geral pouco melhorou no País. Segundo o medidor de velocidade Minha Conexão, o desempenho das redes móveis no Brasil para download, levando em conta todas as tecnologias em operação no primeiro semestre deste ano, ficou, em média, em 30,40 Mbps.

A taxa é ligeiramente melhor do que a observada antes da implementação da quinta geração. Em abril de 2022, por exemplo, quando o sinal 5G ainda não estava disponível para os usuários, a média da conexão móvel foi de 29,65 Mbps.

Além disso, a plataforma de medição de velocidade indica que, em junho deste ano (12º mês do ciclo de ativação do 5G nas cidades brasileiras), a velocidade média nacional da banda larga móvel foi de 29,56 Mbps. Ainda que seja considerada uma boa conexão para navegar em redes sociais e assistir a vídeos em alta resolução, trata-se de uma taxa média inferior à observada antes da implementação da nova geração móvel.

No que diz respeito ao upload, a velocidade média registrada no primeiro semestre deste ano foi de 16,16 Mbps, com latência de 43 milisegundos, taxas que comprometem, entre outras atividades, a possibilidade de jogar games online pelo celular de modo satisfatório.

Pico de velocidade

Conforme os dados captados em testes de velocidades, o Minha Conexão indica que a velocidade média da banda larga móvel já foi melhor no País. Em setembro do ano passado, três meses após a liberação do 5G nas primeiras capitais, a velocidade média mensal foi de 58,39 Mbps, quase o dobro da taxa média atual.

A plataforma ainda aponta que num recorte de seis meses, de abril a setembro de 2022, a velocidade média foi de 41,49 Mbps.

Regiões

O levantamento mostra que, na primeira metade de 2023, a região Nordeste teve a melhor velocidade média na banda larga móvel, com 33,45 Mbps. Em seguida, aparece a região Sul, com conexão de 33,1 Mbps. Centro-Oeste (30,6 Mbps) e Sudeste (29,95 Mbps) vêm logo atrás. A região Norte, portanto, registrou a média mais baixa (26,3 Mbps).

Velocidade do 5G

Nesta quinta-feira, 20, a Opensignal, empresa especializada na avaliação da experiência móvel, divulgou um relatório que mostra a Vivo como a operadora com taxas mais altas de velocidade 5G, tanto para download (403,2 Mbps) quanto para upload (35,9 Mbps).

A TIM registrou velocidade de download de 351,1 Mbps, à frente da Claro (301,6 Mbps). Ambas ficam muito próximas em upload, com 29,3 Mbps para a TIM e 29,1 para a Claro. As medições foram feitas de março a maio deste ano.

Vale destacar que as velocidades de download das teles no 5G ficam abaixo da média apontada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no início do mês. A agência tem parceria com a Ookla para medição de velocidade dos acessos.

Ainda especificamente sobre o 5G, o relatório da Opensignal indica empate entre Vivo e TIM em experiência com vídeo, enquanto a Claro lidera em velocidade para jogos e aplicativos de voz.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS