NIC.br vai liberar registros ONG.br para pessoas físicas

Donos de sites com final org.br terão domínios protegidos, para evitar mesmo nome terminado com o ong.br
Fundo fotografia desenhado por Creativeart - Freepik.com
Fundo fotografia desenhado por Creativeart – Freepik.com

Organizações sem fins de lucro, associações, grupos de interesse e outros conjuntos de usuários de Internet no Brasil agora podem registrar endereços sob a categoria (DPN) “ong.br”, mesmo não tendo personalidade jurídica. Com lançamento previsto para segunda-feira (27), o “ong.br” passará a fazer parte da categoria de domínios genéricos, somando-se a “com.br”, “art.br”, “eco.br”, “emp.br” e “net.br”. Usuários interessados podem registrar nomes de domínio sob o “ong.br” por meio do sítio: http://registro.br/.

Ao criar o “ong.br” como uma categoria aberta, genérica, o NIC.br busca atender aos interesses legítimos de associações e profissionais informais que encontram significado e relevância no nome, sem descuidar da proteção aos titulares do domínio restrito “org.br”. “Nos últimos anos, tem crescido o número de grupos de interesse e entidades informais das mais variadas áreas e, assim, a demanda por nomes de domínios que os caracterizem”, destaca Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

A categoria “ong.br” foi criada propositadamente com uma restrição permanente: somente aceitará o registro de nome já presente no “org.br” quando o pedido for feito pelo respectivo titular. Assim, não haverá homônimos entre “org.br” e “ong.br”.

“Caso uma associação seja titular, por exemplo, do domínio ‘nossogrupo.org.br’, somente o próprio titular poderá registrar ‘nossogrupo.ong.br’, e isso caso ele deseje ter o mesmo nome também sob ong.br”, explica Frederico Neves, Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br. “Com essa restrição, estamos preservando a unicidade de identidade das associações sem fins lucrativos formais que já possuem domínios ‘org.br’ e, com sua reputação e homogeneidade, fazem do ‘org.br’ um porto seguro na Internet”, complementa. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10344