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Balanço

Nextel registra queda de 19% nas receitas

Nextel avisa que receita teve impacto de ajustes de contratos pagos no período. Empresa terminou ano com 3,3 milhões de assinantes e com lucro operacional graças a forte corte de despesas.

A Nextel Brasil registrou queda de 19% nas receitas em 2018, conforme o balanço financeiro divulgado na manhã desta segunda-feira, 18. A companhia faturou R$ 2,24 bilhões no ano, ante R$ 2,77 bilhões em 2017.

Os números indicam queda nos custos operacionais de 16%, que passaram a R$ 1,1 bilhão. Houve também queda de 35% nos custos administrativos, que somaram R$ 780 milhões, e queda de 21% nas despesas com marketing, que ficaram em R$ 274 milhões.

Com os cortes, a companhia registrou em 2018 lucro operacional de R$ 89 milhões. Trata-se de uma reversão do resultado de 2017, ano encerrado com prejuízo de R$ 81 milhões.

Em compensação, os dados da operação mostram desafios para a empresa, que foi vendida e será incorporada pelo grupo América Móvil (dono da Claro). A receita média por usuário caiu 14%, para R$ 57. E a receita apresenta tendência declinante comparando-se trimestre a trimestre, embora a tendência de novos assinantes seja crescente. O Capex (investimentos) foi de R$ 64 milhões em 2018, mais que os R$ 51 milhões de 2017.

Resultados no 4º tri

Considerando apenas o 4º trimestre, a Nextel apresentou retração de receitas de 12%, para R$ 539 milhões. A companhia explica que a queda foi motivada não apenas por vendas mais fracas, mas também pelo pagamento de contratos renegociados que foram considerados receita nos trimestres anteriores.

As despesas da operadora aumentaram mais de 20%, em média, no final de 2018, comparado ao mesmo período de 2017, e somaram   R$ 514 milhões. Ainda assim, o OIBDA ajustado ficou em R$ 25 milhões, uma guinada em relação ao resultado negativo em R$ 45 milhões dessa rubrica obtido no último trimestre de 2017.

A empresa encerrou o trimestre com 3,3 milhões de assinantes móveis 3G ou 4G, 14% mais que um ano antes. E o churn ficou em 2,61%.

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